sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Protocolos, Tratados e Acordos Ambientais


 É importante saber identificar ações criadas para remediar as alterações climáticas no nosso planeta, dentro da disciplina de Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente; 

 ECO-92 foi uma conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, ocorreu entre 3 e 14 de julho de 1992 no Rio de Janeiro, houve uma presença maciça de Chefes de Estados, ao todo reuniu 156 países.

 Agenda 21 teve o compromisso de refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.

 Rio+10 foi a cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, houve o fórum de discussão das Nações Unidas realizado entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro de 2002, em Joanesburgo, África do Sul, com o objetivo principal de discutir soluções que já tinham sido propostas na Agenda 21 primordial (Rio 92), para que pudesse ser aplicada de forma coerente não só pelo governo, e sim pelos cidadãos realizando uma Agenda 21 local, implementando o que foi discutido em 1992.

 Protocolo de Kyoto é o tratado internacional que propõe um calendário, onde os países-membros (principalmente os desenvolvidos) se comprometeram que entre 2008 e 2012, emitiriam cerca de 5,2% a menos dos gases causadores do aquecimento global, em relação aos níveis constatados em 1990. Também chamado de primeiro período de compromisso (para muitos países, como os membros da UE, isso corresponde a 15% abaixo das emissões esperadas para 2008).

 O protocolo estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas ações básicas:
 - Reformar os setores de energia e transporte;
 - Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
 - Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
 - Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;
 - Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.

 Protocolo de Montreal foi sobre  substâncias que empobrecem a camada de ozônio, com medidas como substituir as substâncias que reage com o ozônio (O3) na parte superior da estratosfera, teve adesão de 150 países e foi revisada em 1990, 1992, 1995, 1997 e 1999. A principal meta foi acabar com 15 tipos de CFC que eram fontes de destruição do O3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário